Moção de Aplausos foi apresentada e aprovada durante 29ª Sessão ordinária.

Ainda durante a 29ª Sessão Ordinária, foi votada e aprovada Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho prestado por socorristas, policiais militares, guardas civis, profissionais da saúde e bombeiros que prestaram socorro em um acidente de trânsito com vítima que ocorreu na Estrada Vicinal entre os municípios de Cerquilho e Jumirim, Bairro Luíza Benta.

 

O acidente aconteceu no dia 20 de outubro, por volta das 16 horas, onde uma carreta que tombou e o condutor, que estava só, ficou preso entre as ferragens. Ele estava consciente e orientado, porém suas partes medial e distal dos membros inferiores estavam prensadas entre as ferragens da cabine, impossibilitando sua locomoção.
 

Diversas dificuldades se apresentaram, dentre elas, o vazamento de combustível, curtos-circuitos que estavam ocorrendo antes do isolamento das baterias, sem contar que o salvamento veicular, por si, já é um salvamento mais complexo e difícil, ainda mais se tratando da situação que se apresentava, na qual a vítima estava num local de difícil acesso e seus membros presos num local onde era extremamente penoso operar as ferramentas de desencarceramento.

 

Não bastasse a complexidade da ocorrência, outra dificuldade se apresentava, e talvez a principal, devido ao tempo que se estendia, a vítima passou a correr sério risco, pois poderia desenvolver a síndrome compartimental (aumento da pressão no espaço ao redor de certos músculos), que pode gerar diversas lesões progressivas, até mesmo a morte em casos de choque séptico por infecções ou hiperpotassemia (aumento excessivo da taxa de potássio no sangue).

 

O salvamento da vítima foi um trabalho de extremo grau de dificuldade, desde o início até a extração da vítima se passaram cerca de 5 horas. O desencarceramento era complexo porque, como já relatado acima, os membros inferiores da vítima estavam presos entre as ferragens da cabine, num local onde havia pouco espaço para operar as ferramentas. Todos envolvidos atuaram com muita vibração e foram importantíssimos para o êxito no atendimento. A vítima foi retirada das ferragens consciente e orientada e foi conduzida à Santa Casa de Cerquilho.

 

 A Moção teve autoria do Vereador Adriano Thibes e co-autoria dos demais membros desta Casa Legislativa.

 

Data de publicação: 12/11/2021

Compartilhe!