A carteirinha só será emitida após entrega de todos os documentos.

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social iniciou a distribuição das Carteirinhas de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

A Vereadora Simone Feher Bellucci autora da Lei N°. 3.436, de 02 de maio de 2022 que intensificou essa Política Pública que agora está sendo adotada no município.

Nem toda deficiência é visível, portanto, se a condição de Autista constar na Carteira de Identificação será possível acelerar os atendimentos diminuindo a burocracia bem como o acesso as instituições públicas e privadas evitando o constrangimento e morosidade no atendimento, além do desgaste psicológico.

O Transtorno do espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.

Para solicitar a CIPTEA, é necessário procurar a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, localizada na Rua Da Fazendinha, 333 – Centro.

Para realizar a solicitação, devem ser entregues os seguintes documentos:
• Cópia do RG e CPF da pessoa com autismo;
• Cópia do RG e CPF do responsável legal;
• Cópia do comprovante de endereço atual, até 3 meses atrás;
• Fotografia 3x4 recente da pessoa com autismo;
• Laudo Médico (Conter dados do paciente, CID, assinatura, carimbo e CRM do médico);
• Cópia do Exame de Tipagem Sanguínea da pessoa com autismo.

“A cura para autismo é: carinho, paciência e compreensão”. - Denise Campos

(Arte: Prefeitura Municipal)